Tecla SAP


3 Fortes Razões de que a Gordura te deixa mais Rápido



 

Matéria publicada no site www.bicycling.com em 12 de Junho de 2017

3 Powerful Reasons Fat Makes You Faster
By Roy Wallack and Jacques DeVore

Aperte o SAP! ;)  

3 Fortes Razões de que a Gordura te deixa mais Rápido

A estratégia de alimentos naturais que irão torná-lo mais rápido, mais leve, mais saudável e uma “fera queimadora de gordura” nos pedais de longa duração.

É claro que a dieta é importante, e uma dieta primal* não só tem o potencial de melhorar sua resistência, mas também protege você contra alguns dos efeitos negativos que as atividades de endurance trazem.

A característica saudável de uma dieta rica em gordura / pouco carboidrato ajuda a minimizar o estresse dos muitos quilômetros rodados, mantendo-o competitivo no momento em que seus colegas "não-primitivos" estão quebrando.

1. Tanque de combustível imensamente maior
No dia da competição, o maior fator limitante de uma prova de longa duração é a quantidade relativamente pequena de glicogênio (uma forma de carboidrato) que pode ser acumulada nos músculos e usada como combustível: cerca de 2.000 calorias em um homem adulto normal. (Não conte com açúcar no sangue para ajudar muito; não mais do que 40 calorias estão circulando na corrente sanguínea de uma pessoa saudável, de acordo com o renomado autor/pesquisador Low Fat, Stephen Phinney.)

Enquanto todo mundo queima uma mistura de glicogênio e gordura, haverá problemas se o glicogênio for consumido muito rapidamente. Quando o tanque de glicogênio com 2.000 calorias fica baixo, geralmente em 90 minutos ou 2 horas de esforço contínuo, você quebra. O glicogênio coordena várias funções vitais, como controlar o cérebro, e quando está baixo, você fica tonto - ou seja, “quebra”.

Por outro lado, todo mundo tem um suprimento quase ilimitado de gordura corporal - equivalente a 80.000 calorias, mesmo em pessoas magras. Se você treinar seu corpo, através da ingestão de menos carboidratos e mais gordura, para se tornar uma "máquina de queima de gordura", ele usará mais gordura e menos glicogênio, atrasando assim a “quebra”.

Utilizar suas 80.000 calorias de gordura com mais frequência também traz outros benefícios: você não precisará reabastecer com um gel ou uma barra de carboidrato a cada 8 ou 10 quilômetros para completar o tanque de glicogênio, como os atletas que comem muito carboidrato devem fazer, e você não sofrerá problemas gastrointestinais por volta dos 120Km por comer coisas açucaradas o dia todo.

Um ciclista com uma alimentação rica em carboidratos pode chegar a comer 6.000 calorias em uma competição; um ciclista Low Carb, adaptado à gordura, pode comer um quarto disso. Confiando na gordura como combustível e comendo menos, teoricamente você pode ficar forte o dia todo.

2. Perda de peso
Colocar mais alimentos gordurosos em sua dieta (o que pode parecer estranho a princípio, dada toda a propaganda equivocada que recebemos ao longo dos anos sobre os males da gordura) você treina seu corpo a usar a gordura armazenada como combustível; e é assim que ocorre a perda de peso. O corpo fica bom em queimar qualquer combustível disponível.

Então, à medida que você força essa mudança para queimar mais gordura, ele melhora a queima do excesso de gordura corporal. A perda de peso derivada desse processo aumentará automaticamente sua relação potência/peso e você ficará mais rápido - sem fazer nenhum trabalho extra.

Além de ajudá-lo a queimar mais gordura corporal, uma dieta com mais gordura o motiva a comer menos. Isso se deve a uma maior saciedade que ela proporciona quando comparada a uma dieta rica em alimentos com açúcar/carboidratos, além de uma menor produção de insulina e um menor desejo por açúcar/carboidratos.

3. Recuperação mais rápida
Você volta à força total mais rapidamente depois de um pedal difícil com uma dieta baseada em proteína e gordura, porque ela contém mais nutrientes que são usados para reconstruir músculos, como as proteínas.

Além disso, os alimentos paleo são ricos em antioxidantes, que geram menos inflamação e radicais livres do que açúcar/carboidratos. Por uma razão de pura eficiência, a gordura queima mais "limpa" do que o açúcar, deixando menos lixo metabólico para trás nas mitocôndrias, os pequenos motores intracelulares que produzem energia.

* Dieta primal é semelhante à dieta paleolítica, que prioriza o consumo de alimentos não processados, gordura, proteína e restringe o consumo de carboidrato. A primal tem algumas diferenças à paleolítica, como a permissão do consumo de laticínios com moderação.

Visão 449
Para atividades de endurance a estratégia de reduzir a ingestão de carboidrato e aumentar o consumo de gordura é eficiente para induzir o corpo a ser um melhor queimador de gorduras.

Há diversos protocolos de nutrição com essa estratégia. O protocolo exposto nesse texto é utilizando uma dieta primal*, que não é uma dieta tão difícil de seguir, pois os seus princípios é o que costumamos utilizar, apenas não utilizamos o "rótulo primal". Outra protocolo é o "Train Low, Compete High", em que o carboidrato e a gordura é manipulado na alimentação de acordo com o tipo de treino.

Atualmente já é bem consolidada a ideia de manipular a dieta para potencializar os resultados dos treinos e obter uma melhor perfomance. O importante é que ao escolher um protocolo ele deve ser executável e muito próximo ao seu hábito alimentar para que ocorra a constância na sua execução durante todo a temporada de treinamento.

--------------------------------------------------------

Entre 2011 e 2018 fomos Ponto de Estágio Curricular para os alunos do último semestre do Curso de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB).

Por opção da 449 esse ciclo foi encerrado no 2º semestre de 2018.

TECLA SAP foi uma Atividade de Estágio em que os estagiários traduziam uma reportagem sob a supervisão do nutricionista.

O objetivo era que os estagiários tivessem contato com assuntos em inglês da área de Nutrição Esportiva numa linguagem direcionada ao público em geral.

Realizamos essa Atividade durante 6 semestres (1º semestre de 2016 até o 2º semestre de 2018).

Devido ao feedback positivo dos TECLA SAPs , mantivemos a publicação após o término do Estágio.









Clube449


Newsletter

Cadastre-se e receba e-mails com dicas e informações.

 
 

Contatos

(61) 3363-7449
(61) 98535-7449 (whatsapp)
clinica449 (skype)
contato@clinica449.com.br

CLSW 304 Bloco B Sala 103 - Sudoeste Brasília - DF | CEP: 70673-632

Busca

Encontre o que você precisa em todo o nosso site.