Tecla SAP


As competições de triatlo são ganhas na quarta modalidade?



Matéria publicada no www.triathlete.com em 26 de Setembro 2018.

Are Races Won in the Fourth Discipline?
by Susan Lacke

Aperte o SAP! ;)

As competições de triatlo são ganhas na quarta modalidade?
Uma observação de dois profissionais que investiram significativamente em testes e desenvolvimento de estratégias para abastecimento em dias de competição

Mais profissionais vão com tudo na nutrição.
Embora o triatlo seja uma prova de natação, ciclismo e corrida, muitas competições foram perdidas na chamada “quarta modalidade” - nutrição. Como muitos atletas aprendem da maneira mais difícil, ter uma bicicleta estelar torna-se irrelevante se a estratégia de abastecimento ou hidratação errada causar desconforto gastrointestinal, “quebra” ou hiponatremia na corrida. Mesmo pequenos erros na nutrição podem ter uma grande influência no desempenho. Ganhar não é apenas sobre quem é o mais rápido - é quem se alimenta melhor.

Para profissionais como Jan Frodeno e Lionel Sanders, essa filosofia esteve à frente e como fator principal na temporada de 2018. Além de nadar, pedalar e treinar, ambos atletas investiram significantemente em testes e desenvolvimento de estratégias de abastecimento em dia de competição.

Frodeno: Uma nova abordagem
"Eu me perguntava se estava consumindo energia suficiente", diz Frodeno sobre sua aventura na ciência da nutrição em 2018. "Cheguei muito perto de ‘quebrar’ em quase todas as competições. Então, realmente, eu estava procurando a causa, e a hipótese de déficit de energia era a melhor resposta. ”

A resposta veio na forma de um e-mail da Herman Reuterswärd da Maurten, uma empresária sueca conhecida pelo desenvolvimento de uma nova fórmula de bebida para o projeto Breaking 2 da Nike. Maurten gerou um rumor significativo na comunidade de corrida para uma fórmula inovadora que se transforma de líquido em um "hidrogel" tamponante quando atinge o estômago, aumentando a disponibilidade de carboidratos e reduzindo o desconforto gástrico. Além de abastecer a maratona de 2:00:25 de Eliud Kipchoge no evento Nike Breaking 2 em 2017, Maurten teve um lugar de destaque em outras grandes vitórias consecutivas, incluindo a vitória de Desiree Linden em 2018  na Maratona de Boston.

"Trabalhamos com os melhores corredores e pensamos que, se fôssemos entrar seriamente em outro esporte, seria melhor trabalharmos com o melhor atleta naquele esporte também", diz Reuterswärd. Quando entrou em contato com Frodeno com a ideia de Maurten para um novo produto - um gel que oferecia as mesmas propriedades de proteção que a bebida -, era o momento perfeito.

“Parecia uma abordagem sólida e eu estava em um momento de questionar tudo na minha vida esportiva, de uma maneira boa, então pensei: 'Por que não?'. Frodeno colaborou com Maurten no desenvolvimento e teste de seu novo gel, bem como desenvolvendo estratégias nutricionais em competições. Para Frodeno, isso significava tomar algo além de calorias líquidas nas corridas - algo que ele nunca fizera em sua carreira.

No ano passado, Frodeno e Maurten trabalharam para otimizar o tempo e a quantidade de líquidos e de gel ingeridos. Isso incluiu o aumento dos níveis de carboidratos de Frodeno em 25% para o Campeonato Europeu de Ironman em Frankfurt, onde ele superou atletas de alto nível como o campeão mundial de Ironman Patrick Lange. Frodeno também cita o avanço nutricional como sendo uma grande parte de sua recente vitória no Ironman 70.3 World Championship.

"É tudo sobre a obtenção de energia suficiente", diz Frodeno. “Acredito que é por isso que finalmente sou capaz de fazer no dia da competição o que eu acho possível, a julgar pelo meu treinamento.”

Sanders: Maximizando os treinamentos e a prova
Enquanto Frodeno reformulou seu programa de nutrição com novas estratégias e produtos, Sanders adotou a abordagem oposta. Como fã de longa data dos produtos Gatorade, Sanders sabia que seu corpo tolerava bem o produto, mas também sentia que provavelmente não usava da maneira mais eficiente possível.

Depois de Kona 2016 (que ele descreveu como “de repente, tudo deu errado”) e 2017 ("Eu me senti como um prisioneiro do meu próprio corpo. Minha mente gritava 'Vai!', mas minhas pernas não respondiam", disse ele depois da corrida) , ele decidiu que 2018 seria o ano da nutrição.

"Eu transpiro muito, então eu só queria poder estabelecer um plano nutricional para diferentes competições e diferentes taxas de suor, tentando minimizar todas as perdas da melhor maneira possível", diz Sanders, que entrou em contato com a Gatorade Sports Science. Instituto para perguntar sobre como otimizar sua ingestão para várias condições. Ele esperava uma planilha, mas recebeu um convite para a sede do Instituto em Barrington - Illinois, para testes fisiológicos.

“Com Lionel querendo aprimorar sua estratégia de abastecimento e nutrição em 2018 - ele chamou isso de seu 'próximo limite' - foi uma parceria natural”, diz o Dr. Matt Pahnke, cientista-chefe da GSSI. “Enquanto estava no laboratório, Lionel passou por uma série de testes diferentes, incluindo uma avaliação de sua fisiologia em condições semelhantes às de Kona com intensidade e velocidade em dias de competição, avaliando as perdas de fluidos e eletrólitos, bem como a utilização do combustível. Após a avaliação, uma equipe de cientistas do GSSI desenvolveram um plano nutricional para o Lionel.”

“Os cientistas do GSSI testaram muitas coisas enquanto eu estava lá. Saí com muitas sugestões que vou usar no meu planejamento de competição daqui para frente ”, diz Sanders. "Uma coisa que aprendi foi que eu preciso suplementar com sódio extra em ambientes em que eu tenha alta taxa de suor".

Usando os dados coletados nos testes, a equipe de Sanders formulou um plano detalhado centrado em torno dos produtos Gatorade Endurance já em uso no Ironman World Championship. "É bom poder treinar e competir com o mesmo combustível", diz Sanders, que documentou seu plano nutricional para Kona em seu canal no YouTube.

Sanders ultrapassou seu “próximo limite”? Ele saberá com certeza em outubro (2018). Por enquanto, ele diz que a atenção à nutrição já deu a ele um novo nível de confiança para o grande show: "Eu não espero nenhuma surpresa em Kona com relação à nutrição desta vez".

--------------------------------------------------------

Entre 2011 e 2018 fomos Ponto de Estágio Curricular para os alunos do último semestre do Curso de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB).

Por opção da 449 esse ciclo foi encerrado no 2º semestre de 2018.

TECLA SAP foi uma Atividade de Estágio em que os estagiários traduziam uma reportagem sob a supervisão do nutricionista.

O objetivo era que os estagiários tivessem contato com assuntos em inglês da área de Nutrição Esportiva numa linguagem direcionada ao público em geral.

Realizamos essa Atividade durante 6 semestres (1º semestre de 2016 até o 2º semestre de 2018).

Devido ao feedback positivo dos TECLA SAPs , mantivemos a publicação após o término do Estágio.









Clube449


Newsletter

Cadastre-se e receba e-mails com dicas e informações.

 
 

Contatos

(61) 3363-7449
(61) 98535-7449 (whatsapp)
clinica449 (skype)
contato@clinica449.com.br

CLSW 304 Bloco B Sala 103 - Sudoeste Brasília - DF | CEP: 70673-632

Busca

Encontre o que você precisa em todo o nosso site.