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2020 | 23 de março
> Alimentação X Coronavírus



Nenhum alimento específico ou suplemento irá proteger ou curar do COVID-19.

Há estratégias específicas dentro da Nutrição Esportiva que utilizamos para reforçar a imunidade, principalmente quando o atleta está numa fase de treinamento mais intensa e que nesse momento podem ser utilizadas, mas que não irão garantir a não infecção e só serão efetivas se estiverem inseridas dentro de uma alimentação equilibrada!

Um organismo malnutrido será incapaz de lutar de maneira eficiente contra o coronavírus, uma conjuntivite ou uma infecção de garganta. O tempo de recuperação para essa pessoa com certeza será maior.

Manter hábitos alimentares saudáveis é o mais importante nesse momento! Os princípios que passamos na promoção de uma alimentação equilibrada devem ser mantidos! Relembrando...

1) Hidratação adequada
1,5 a 3,0 litros de água por dia, o suficiente para manter a coloração da urina amarelo-clara.

2) Alimentação variada e colorida
Frutas, verduras, legumes e cereais integrais devem estar na rotina.

Não é hora de fazer dieta Low-carb em que há redução no consumo desses Grupos Alimentares, que são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Toda refeição deve ter pelo menos um desses Grupos, garantindo assim o consumo regular de nutrientes protetores ao longo do dia.

3) Coma calorias suficientes.
Restrição severa deixará seu organismo mais frágil e numa possível infecção irá demorar mais para recuperar.

4) Não esqueça das gorduras boas
Castanhas, azeite, abacate têm relação com sistema imune e tem ação anti-inflamatória.

5) Fim de semana não tem "descanso de dieta"
De nada adianta manter uma alimentação super nutritiva de Segunda a Sexta se no Fim de Semana a qualidade ficará restrita apenas a uma ou duas refeições.

Sair da rotina é normal e muitas vezes a saída da rotina é com uma refeição pouco nutritiva. Se isso acontecer, que ocorra apenas uma vez no dia, e no restante do dia mantenha o consumo dos grupos citados no item 2 e 4.

É muito comum ouvirmos dos clientes que depois que começaram a ter uma alimentação equilibrada ficaram pouco doentes e que quando ficaram a recuperação foi mais rápida!

A manutenção de uma alimentação saudável irá te sustentar melhor e caso você seja contaminado com o COVID-19 a recuperação será mais rápida.

Infelizmente ainda não há dados que mostram a relação alimentação equilibrada e infecção pelo COVID-19, mas pela experiência com outras infecções, reforçamos a importância da alimentação saudável nesse momento.

Sono & Estresse
Você já deve ter passado por experiência ou conhece alguém que em momento de estresse fica doente, estoura uma herpes ou somatiza de outra maneira essa carga de estresse. O mesmo acontece com um sono de má qualidade.

Nesse momento, na medida do possível, controlar o estresse e manter a qualidade do sono são estratégias que ajudam a manter o sistema imune estável.

Abaixo, dois vídeos (em inglês) da Organização Mundial da Saúde e um panfleto com orientações gerais reforçando a importância da alimentação, sono e controle do estresse.

De acordo com o site www.worldometers.info (15/03/2020 às 22:15) o número de recuperação é quase 12x maior que o de mortes, mas cada morte tem o seu impacto social imensurável! Então, mesmo que a taxa de mortalidade seja baixa as medidas adotadas para impedir a disseminação são válidas!

As recomendações como o isolamento de 7 dias vindo de viagens internacionais e reduzir o convívio social tem como objetivo achatar a curva epidêmica no Brasil.

Clique aqui e veja informações técnicas extraídas da reunião do Ministério Saúde/Organização Panamericana de Saúde/Organização Mundial de Saúde para a pandemia COVID-19 no Brasil.

Reforçamos ainda que as recomendações gerais para prevenção contra o coronavírus não são para disseminar o medo ou a histeria, mas sim para demonstrar que a responsabilidade pode atenuar a pandemia e poupar a saúde e a vida de várias pessoas. Vamos fazer nossa parte e nos preocupar com nossa comunidade!

Fernando & Karen 
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