BOLETIM449


FILTROS

Encontre mais facilmente o
Boletim 449 que deseja:


NEWSLETTER

Cadastre-se e receba e-mails com dicas e informações.

 
 



2020 | 22 de janeiro
> Ser Vegano Vale à Pena?



Ser vegano vale à pena?

Essa é a pergunta que nos fazem muito nos últimos 4 meses devido ao boom do filme Game Changers (trailer acima)

Não iremos detalhar os prós e contras que existem em ser vegano, informações sobre isso não faltam.

Na verdade, qualquer lado terá seus pontos positivos e negativos, basta você escolher um e ir atrás de referências que justificam essa escolha.

Para criar mais confusão sobre o assunto veja o filme A Pílula Mágica, também disponível na NETFLIX, que mostra a importância do consumo da gordura animal para o homem (trailer acima).

Escolher ser vegano pela ideologia de proteção ao ambiente e aos animais, tudo bem! No entanto, escolher pela razão de melhora de performance ou reduzir o índice de lesões, uma das justificativas colocadas no filme, não faz sentido.

Essa justificativa é pautada em alguns estudos científicos e muito na experiência dos atletas que fazem parte do filme.
 
E algo que abominamos é justificar uma conduta nutricional porque "com fulano deu certo".

Se uma dieta funcionou com fulano, não quer dizer que vá funcionar com você. Você não é fulano, e fulano não é você.

Experiências nutricionais de outras pessoas servem como observação na escolha de uma intervenção nutricional, mas não como uma única justificativa. Isso é simplificar a ciência, isso é desconsiderar a individualidade.

Todas as justificativas colocadas no filme não têm meio-termo. Você só terá os benefícios se deixar de comer completamente. Diante disso fizemos um questionamento... a pessoa que come alimentos de origem animal 7x semana não terá os benefícios apresentados no filme se comer apenas 3x por semana? O filme só mostra um lado, e essa resposta não temos nele!

Uma justificativa "aceitável" é deixar de comer produtos animais por questão de saúde, uma justificativa colocada pelo filme na questão do colesterol. Algumas pessoas realmente respondem muito bem a essa mudança na alimentação.

NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS
Ao buscarmos referências do filme na internet uma notícia nos chamou a atenção! O premiado diretor do filme, James Cameron, entrou em sociedade em 2018 numa grande empresa de proteína vegana nos Estados Unidos.

Então podemos ver que há um interesse financeiro por trás dessa superprodução. Ela não existe apenas para proteger os animais ou o meio-ambiente, incentivar hábitos alimentares saudáveis ou ajudar os atletas.

E NA PRÁTICA?
Deixar de comer carne e produtos de origem animal pode ser uma forma de sentir-se mais leve, com uma digestão melhor ao longo do dia. Você não terá aquela sensação de sentir-se "pesadão" após um almoço que tenha carne, por exemplo. Além de poder trazer vários benefícios à saúde, dependendo de sua individualidade.

Pode também ser uma forma de variar a alimentação e testar novos paladares. Fomos a um restaurante e eles ofereciam de sobremesa um brownie de feijão preto. Adoramos! Pegamos uma receita e fizemos em casa... fez sucesso, inclusive com as crianças! Nossa filha adorou. Quando fazemos, acaba no mesmo dia!

Um meio-termo de dieta seria utilizar a Dieta Flexitariana, que consiste em variar durante a semana entre uma dieta vegetariana/vegana e uma dieta tradicional que tem produtos de origem animal.
 
Apesar de a dieta vegana não ser uma dieta da moda, algumas pessoas a estão "comercializando", criando um marketing poderoso para vender produtos em cima desse estilo de vida e transformando-o numa "modinha".

A "moda" da dieta vegana não será a última que irá aparecer e em 2020 poderemos ter novidades.
 
A última dieta que você irá fazer, será aquela que você incorporar como hábito. Abaixo uma breve linha do tempo do surgimento de algumas dietas.

1995- Zone Diet
1996- Dieta do Tipo Sanguíneo
2003- Dieta Atkins e Dieta South Beach
2007- Dieta Crudívera e Dieta Dukan
2013- Dieta sem Glúten
2014- Dieta Paleo
2015- Whole 30
2016- Sem Lactose
2017- Jejum Intermitente
2018- Cetogênica (LCHF)

Como em tudo na vida, o segredo é equilíbrio. Adote uma alimentação equilibrada e sem extremos como hábito e você não ficará refém das modas que aparecerem.
 
E não esqueça das nossas hashtags! ;)

#sem_modinha #sem_neuras
 
Fernando & Karen




Voltar para a lista

Clube449


Newsletter

Cadastre-se e receba e-mails com dicas e informações.

 
 

Contatos

(61) 3363-7449
(61) 98535-7449 (whatsapp)
clinica449 (skype)
contato@clinica449.com.br

CLSW 304 Bloco B Sala 103 - Sudoeste Brasília - DF | CEP: 70673-632

Busca

Encontre o que você precisa em todo o nosso site.