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2019 | 11 de outubro
> É amanhã! Maratona Sub 2h?



O recordista mundial da maratona Eliud Kipchoge irá tentar mais uma vez quebrar a barreira das 2 horas na Maratona!

Sua primeira tentativa foi em 2017 com o Projeto Breaking 2 da Nike, que gerou um documentário da National Geographic (link na imagem abaixo).

Agora quem está à frente é a empresa multinacional de produtos químicos do Reino Unido, INEOS, que assim como a Nike está criando condições perfeitas para Kipchoge bater o recorde.

O desafio será transmitido ao vivo amanhã pelo YOUTUBE. No link na imagem acima você pode acessar o canal do evento para acompanhar amanhã!

Será que dessa vez vai?

Nesses 18 anos de 449 acompanhamos muitos atletas de maratona e já corremos algumas. É uma grande satisfação pra gente participar do "Projeto Maratona" de cada cliente. A distância de 42Km é mítica, e vencê-la, independente do tempo, é mágico! Quem já correu, sabe!

Correr abaixo de 2h é inimaginável!

Amanhã estaremos atentos a esse desafio.

Fernando e Karen 449


No próximo Domingo teremos a Maratona de Chicago e esse ano acompanhei 3 atletas. Em determinado momento da preparação um deles comentou sobre a presença de sal nas roupas após um Treino Longo.

Ele ficou preocupado e me questionou sobre o uso de cápsula de sal, que geralmente não prescrevo para Maratona.

Abaixo a resposta que enviei pra ele pelo WhatsApp e compartilho, pois é uma dúvida muito frequente entre os atletas de endurance.

Fernando 449

A presença de sal não necessariamente indica a necessidade de reposição de sódio durante o exercício.

O sal fica aparente quando a atividade é no clima seco e isso muitas vezes assusta.

Se o atleta é um "suador" ele vai suar mais, e com o suor naturalmente perdemos o sódio, e ele ficará aparente principalmente se as roupas forem escuras.

O problema da falta de sódio é quando ela está associada a um grande consumo de água. Essa "super hidratação" terá como consequência a diluição do sódio na corrente sanguinea, e a essa condição dá-se o nome de hiponatremia. Isso é grave!

O consumo que você teve de água durante esse treino (aproximadamente 800ml por hora) não foi em excesso, pois o local de treino era quente e seco. Na Maratona de Chicago naturalmente vc irá reduzir esse volume, e não teremos o risco de hiponatremia.

Observando-se o sal aparente no pós-treino devemos avaliar a questão do rendimento e das cãibras para realmente decidir sobre a reposição de sódio.

Como vc não teve problema com relação a esses dois pontos, não vejo a necessidade extra de sódio durante a prova.

Uma alimentação pré-prova (no dia anterior e no dia da prova) que contemple a ingestão de alimentos ricos em sódio já será suficiente pra vc.

Geralmente oriento a reposição extra de sódio quando o evento é em clima quente e úmido.




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