Ciência com Consciência


Uma Revisão de 4 Estratégias Populares para Perda de Peso



INTRODUÇÃO
A obesidade vem se tornando um grande problema de saúde pública em todo o mundo, e com isso surgem novas dietas da moda e novos programas de exercícios.

O artigo tem o objetivo de explorar a literatura atual por trás de quatro programas populares para perda de peso: dietas de suco detox, dieta de jejum intermitente, dieta paleo e treinamento de alta intensidade.

DIETAS DE SUCO E DESINTOXICAÇÃO
A dieta de sucos e desintoxicação dura em torno de 2 a 21 dias e são usados os sucos e suplementos alimentares que substituem as refeições.

Muitas dessas dietas incluem o uso de laxativos e até uma purificação que requer permanecer sentado na sauna por até 5 horas por dia.

A perda de peso se dá pela restrição significativa de energia, bem como pela perda de água e matéria fecal relacionados à sauna e laxativos, respectivamente.

Algumas dessas dietas são tão restritas que chegam a uma ingestão de 400 kcal por dia, a baixa quantidade de energia leva a um aumento nos hormônios do estresse, incluindo o cortisol, que pode gerar efeitos negativos como a estimulação do apetite, podendo levar a um aumento no ganho de peso pela compulsão alimentar após o término da dieta.

Os dados relacionados às consequências a curto e longo prazo da dieta de suco e desintoxicação são escassos.

Prós: Perda de peso rápida e resposta em um curto período de tempo.
Contra: Dieta extremamente restrita, aumento dos níveis de cortisol e ganho de peso de rebote.

JEJUM INTERMITENTE
O jejum intermitente é uma dieta que se tornou mais popular recentemente, entretanto já existe há milhares de anos e imita as práticas alimentares dos caçadores-coletores.

A estratégia envolve o jejum por um longo período de tempo, geralmente entre 16-48 horas com pouca ou nenhuma ingestão calórica, seguida por períodos de alimentação normal, esse período de jejum tende a reduzir a ingestão calórica em cerca de 25% se comparada com a ingestão calórica normal do indivíduo, levando à perda de peso corporal.

Nesse período de jejum ocorrem alterações metabólicas como a diminuição dos estoques de glicogênio, mobilização de ácidos graxos, diminuição dos níveis de glicose e diminuição da leptina.

Alguns estudos comparam dietas de jejum intermitente com dietas de restrição calórica, os grupos receberam quantidades semelhantes de calorias no dia. Estes estudos mostram uma resposta da massa corporal total semelhante, com exceção de um estudo que mostrou que o grupo de jejum intermitente tendia a manter mais massa corporal magra em relação ao grupo de restrição calórica.

Prós: Manutenção da massa corporal magra, diminuição do consumo calórico total, pode ser sustentável por longos períodos de tempo.
Contra: Pode ser difícil de se manter, pode levar a compulsão alimentar nos dias sem jejum e não houve nenhuma diferença na perda de massa corporal em comparação com a restrição calórica tradicional na maioria dos estudos.

DIETA PALEOLÍTICA (PALEO)
A dieta paleolítica é feita apenas com alimentos não processados, a teoria é de que os genes humanos pararam de evoluir 10 mil anos atrás durante a idade da pedra, portanto a genética humana é feita para esse tipo de dieta.

A alimentação inclui legumes frescos, frutas, carnes magras, aves, peixes, tofu, nozes e sementes, sendo banido da dieta os cereais, grãos, legumes e laticínios.

Estudos mostraram benefício de curto prazo com relação a redução da circunferência da cintura, perda de peso, aumento da sensibilidade à glicose e melhora nos perfis lipídicos, entretanto são estudos pequenos e insuficientes.

A dieta paleo é criticada por conter alimentos que tendem a ser mais caros, sendo inviável para populações específicas, e também por proibir o consumo de produtos lácteos, podendo gerar uma possível deficiência de cálcio e consequentemente levando a uma diminuição da densidade óssea.

Alguns efeitos colaterais são relatados como a fraqueza, diarréia e dores de cabeça.

Prós: Rápida perda de peso, perfis lipídicos melhorados, sensibilidade à glicose melhorada.
Contra: Dieta cara, nenhuma diferença na perda de peso em 24 meses quando comparada com a restrição calórica, baixa ingestão de cálcio.

TREINAMENTO DE ALTA INTENSIDADE (HIIT)
A estratégia envolve explosões curtas de trabalho de intensidade máxima seguidas por períodos de descanso.

Alguns estudos mostraram uma redução no percentual de gordura corporal, ganho de massa magra e redução da circunferência da cintura.

O HIT é mais direcionado para ajudar na perda de peso e manutenção do tecido corporal magro. E como o tempo de dedicação a este tipo de exercício é curto, a adesão a este tipo de programa pode potencialmente ser maior.

Prós: Comprometimento de curto prazo, melhora da aptidão cardiovascular, benefício na perda de peso.
Contra: Pode ser difícil de ser realizado em populações com algum tipo de limitação física ou com comorbidades significativas.

CONCLUSÃO
Junto com o aumento da obesidade em todo mundo, houve o aumento de estratégias para perda de peso corporal, entretanto muitas delas apresentam falhas.
 
A dieta de suco e desintoxicação leva à perda de peso devido à extrema restrição energética, podendo levar ao efeito reverso quando a dieta cessar.

No jejum intermitente há uma perda de peso devido a diminuição da ingestão energética total ao longo da semana. É mais sustentável que a dieta de sucos, no entretanto mais estudos são necessários.

Na dieta paleo há benefícios em curto prazo na perda de peso e fatores metabólitos, entretanto é uma dieta de custo alto e com efeitos colaterais a longo prazo que podem não ser interessantes para alguns indivíduos.

HIT tem benefícios consideráveis em relação à perda de peso, no entanto pode ser inviável para indivíduos com alguma limitação física ou comorbidade significativa.

Artigo analisado pelo estagiária Tássia Angelini (1º semestre/2018)

Popular Weight Loss Strategies: a Review of Four Weight Loss Techniques - Current Gastroenterology Reports, 2017









Clube449


Newsletter

Cadastre-se e receba e-mails com dicas e informações.

 
 

Contatos

(61) 3363-7449
(61) 98535-7449 (whatsapp)
clinica449 (skype)
contato@clinica449.com.br

CLSW 304 Bloco B Sala 103 - Sudoeste Brasília - DF | CEP: 70673-632

Busca

Encontre o que você precisa em todo o nosso site.