Tecla SAP


Aprenda a comer conscientemente e mudar seus maus hábitos



Matéria publicada no site www.boxrox.com em Julho de 2017.

Learn How to Eat Mindfully and Change your Bad Habits
By Active Mind Consultancy

Aperte o SAP! ;)

Aprenda a comer conscientemente e mudar seus maus hábitos

A alimentação consciente pode nos ajudar a melhorar nossa relação com os alimentos e fazer mudanças duradouras nos hábitos alimentares.

Já aconteceu de você estar no trabalho e não conseguir lembrar o que comeu no café da manhã? Ou esquecer se você comeu ou não, porque estava dirigindo na hora do almoço, e sua mente estava em sua reunião da tarde e se você conseguiria ou não carregar sua apresentação que estava  salva em seu cartão de memória? Ou lembrar de ter começado a comer aquele pacote de biscoitos, mas tem pouca ou nenhuma lembrança de ter comido o pacote inteiro?

Você não está sozinho. Na sociedade atual, somos condicionados a usar o piloto automático a 160 quilômetros por hora e responder imediatamente (se não mais cedo) a e-mails, mensagens de texto, notificações do facebook / instagram / snapchat / twitter e telefonemas.

Não é de admirar que tenhamos todos nos tornado hábeis na arte da multitarefa. Embora isso seja ótimo em algum momento (ter a capacidade de planejar suas compras em sua cabeça e, ao mesmo tempo, parecer engajado na conversa de trabalho de seu colega, pode ser um bônus real), quando se trata de comer, a multitarefa é menos do que desejável.

Se fizermos várias tarefas enquanto comemos, nosso corpo não nos envia uma mensagem de que estamos comendo, o que pode levar a um padrão pouco saudável de comer demais ou ainda sentir fome, apesar de estarmos cheios. Aqui estão mais alguns exemplos para ajudá-lo a pensar se você come de forma consciente ou inconsciente:

Comer de forma inconsciente:

  • Comer ao completar outras tarefas
  • Comer estando cheio e ignorando os sinais corporais
  • Comer sozinho em lugares e horários aleatórios (por exemplo, no carro)
  • Comer em resposta a emoções (por exemplo, "estou me sentindo estressado, então vou comer")

Comer de forma consciente:

  • Apenas comer enquanto está comendo
  • Ouvir e se conectar com sinais que indicam que você está cheio
  • Comer com os outros, em horários e locais definidos (por exemplo, à mesa de jantar)
  • Comer quando nosso corpo nos avisa (por exemplo, estômago roncando, energia baixa)

Então, há algo que possamos fazer sobre isso? Felizmente, existe. É aqui que entra a atenção plena.

ATENÇÃO PLENA

A atenção plena é a capacidade humana básica de estar totalmente presente e consciente. No entanto, neste mundo ocupado, multimídia, multitarefa em que vivemos, a maioria de nós esquece de como apenas ser.

A atenção plena é uma habilidade que nos permite estar presentes no momento e desenvolver uma consciência de nossos próprios pensamentos e emoções, bem como do mundo ao nosso redor. O uso dessa habilidade nos ajuda a reconectar nossas mentes e corpos com o que estamos vivenciando neste momento, re-treinando a mente para perceber a informação sendo entregue aos sentidos, e para perceber e aceitar nossas experiências de pensamentos, sentimentos, sensações e impulsos. Além de mostrar benefícios positivos para a saúde mental e o bem-estar, a atenção plena pode ser benéfica para aqueles que se encontram comendo sem pensar ou comendo como resposta a um evento emocional (usando os termos da consciência plena - agindo com o impulso de comer) . Tente comer atentamente.

Pense no seu café antes de bebê-lo!

A beleza da atenção plena é que você já tem a capacidade de fazer isso, é apenas um caso de lembrar-se como e colocar em prática. Tente ficar atento na próxima vez que fizer uma xícara de café - observe o barulho da água ao encher a chaleira ... o clique do botão ao ligá-lo para ferver. Observe o vapor e o som das bolhas a medida que atinge o ponto de ebulição e o calor do ar ao redor do bico. Sinta o peso da chaleira em sua mão ao levantá-la para despejar no copo. Observe o som da água a medida que flui, a cor da água mudando e o aroma do café a medida que ele se forma. Sinta o calor do copo em sua mão enquanto você o levanta para a boca. Observe o sabor e a sensação enquanto bebe conscientemente.

Eu sei que a maioria de vocês que está lendo isso terá pulado a leitura do processo consciente do preparo da xícara de café ... e está tudo bem. Você ainda não se lembrou de como estar no momento. Um dos elementos da atenção plena é não julgar. Somos nossos piores críticos e a atenção plena nos ajuda a aceitar que nem sempre acertamos as coisas o tempo todo. Quando você começa a praticar a atenção plena, sua mente vai vagar, similar a quando você pulou aquele último parágrafo ... a habilidade é aprender a estar no momento trazendo sua atenção de volta, de novo e de novo. Como qualquer habilidade, a prática leva à perfeição.

Aqui estão algumas outras idéias para desenvolver uma abordagem mais consciente de sua alimentação que você pode querer experimentar:

Desacelere - pesquisas indicam que leva de 20 a 30 minutos para o corpo registrar os sinais de saciedade (aqueles que nos informam que estamos cheios!). Desacelerar nossa alimentação ajuda nossa mente a registrar os sinais para que possamos estar mais conscientes de quando estamos fisicamente cheios. Você pode fazer isso mastigando mais sua comida ou colocando pequenas quantidades no garfo. O exemplo acima de beber café conscientemente também pode ser usado para retardar sua alimentação.

Pense no seu ambiente - comer à frente da TV ou no carro geralmente leva a excessos desnecessários, já que nossas mentes estão atentas a outras coisas, muitas vezes não percebendo o fato de estarmos comendo. Comer à mesa de jantar, com os outros, nos ajuda a nos conectar com o processo de comer e registrar os sinais de plenitude.

Aprenda a se consolar com outras coisas além da comida - como discutimos em nosso último artigo - "Descobrindo porque comemos: é mais do que apenas fome" - muitos de nós comem não só por causa da fome física. Aprendemos a associar a comida e o comer ao controle de nossas emoções. Enquanto muitos de nós fazemos isso, e se o fizermos o tempo todo, e se comer for nossa única maneira de lidar com situações e emoções difíceis, isso pode se tornar problemático. Encontrar outras maneiras de lidar quando você está estressado / entediado / irritado pode ser uma abordagem mais útil para a sua saúde a longo prazo e bem-estar.

Tradução feita pela Estagiária 449 Tássia Angelini - 1º semestre/2018









Clube449


Newsletter

Cadastre-se e receba e-mails com dicas e informações.

 
 

Contatos

(61) 3363-7449
(61) 98535-7449 (whatsapp)
clinica449 (skype)
contato@clinica449.com.br

CLSW 304 Bloco B Sala 103 - Sudoeste Brasília - DF | CEP: 70673-632

Busca

Encontre o que você precisa em todo o nosso site.