Tecla SAP


Os produtos que contêm colágeno podem realmente ajudar os atletas de endurance?



Matéria publicada no site www.triathlete.com em 28 de Junho de 2017.

Can Products Containing Collagen Really Help Endurance Athletes?
By Bethany Mavis

Aperte o SAP!

Os produtos que contêm colágeno podem realmente ajudar os atletas de endurance?

As marcas de alimentos estão promovendo os benefícios da ingestão de colágeno, mas isso faz sentido para os atletas?

Por quase uma década, os restaurantes no Japão vendem refeições contendo colágeno como a fonte da juventude, melhorando a pele, cabelo e unhas daqueles que comem. Agora, as empresas de alimentos saudáveis estão embarcando no trem do colágeno, transformando a proteína em um tema quente no mais recente Natural Products Expo West, a principal feira da indústria de produtos naturais, orgânicos e saudáveis. Mas os produtos que contenham colágeno proveniente de animais como vacas e peixes realmente ajudam os atletas de endurance?

Primeiro, um pouco de ciência. "Simplificando, o colágeno é a espinha dorsal do tecido conjuntivo dos tendões e ligamentos dentro de nossos corpos", diz Jennifer O'Donnell-Giles, R.D., uma nutricionista esportiva certificada pelo conselho, fisiologista e proprietária da Active Nutrition, com sede em Connecticut. É a proteína mais abundante no tecido conjuntivo humano.

Até agora, "houve algumas pesquisas preliminares que propuseram uma possível ligação entre ingerir colágeno e diminuição do tempo de recuperação das lesões do tecido conjuntivo", diz O'Donnell-Giles. Mas essa ligação é tênue neste momento. Um estudo de 2016 descobriu que a suplementação de gelatina enriquecida com vitamina C levou a uma maior síntese de colágeno, mas foi feita com um pequeno tamanho de amostra de apenas oito ciclistas.

O fato é que o colágeno não é a melhor fonte de proteínas para a síntese de proteínas musculares porque não possui um perfil de aminoácidos ideal para construí-las, diz O'Donnell-Giles. Alguns aminoácidos encontrados no frango, carne e porco, incluindo prolina, lisina, hidroxilisina e hidroxiprolina, melhoram a síntese natural de colágeno em nossos corpos, enquanto o colágeno em si não tem o mesmo efeito. Por isso, O'Donnell-Giles recomenda a ingestão desses aminoácidos se você quiser diminuir o tempo de cicatrização de uma lesão do tecido conjuntivo, como uma distensão ou entorse.

No entanto, o consumo de colágeno - seja na forma de gelatina enriquecida com esses quatro aminoácidos e combinado com vitamina C, como foi usado no estudo, ou em barras esportivas, bebidas e caldos de osso (como os produtos abaixo) - não causará nenhum mal. "A questão ainda é se o consumo desse colágeno traz algum benefício para recuperar de uma lesão mais rapidamente ou melhora no desempenho", diz ela. "Mais estudos sobre seres humanos - e atletas em particular - precisam ser conduzidos para tirar conclusões e recomendações".

Lista de produtos

Caldo de osso de frango - EPIC
Este caldo de osso contém colágeno e também é rico em minerais e sódio para um aumento de eletrólitos. O caldo vem pronto para aquecer e beber. O sabor galinha (também disponível nos sabores Peru com Cranberry  e Carne com Jalapeño) contém açafrão, que ajuda a combater a inflamação.

Barra de Coco com Castanha de Caju – PRIMAL KITCHEN
Feitas com colágeno de vacas alimentadas com grama, essas barras ricas em sementes e castanhas são uma maneira saborosa e viciante de reabastecimento após os treinos. O homem por trás da marca, Mark Sisson, é um antigo corredor de distância de elite e triatleta de Ironman. Rico em proteínas (15 gramas), elas têm 130 calorias por barra, e 15 gramas de carboidratos enriquecidos com potássio e sódio.

Colágeno com Whey de Baunilha e Água de Coco – VITAL PROTEINS
Esta bebida fornece 25 gramas de proteína por porção, provenientes do colágeno de vaca alimentada com pastagem e da proteína do soro de leite, além de 6 gramas de carboidratos e enriquecida com sódio e potássio, totalizando 130 calorias. Também é rica nos quatro aminoácidos comentados para melhorar a síntese natural de colágeno. O sabor do coco com a baunilha é saboroso, porém um pouco doce, melhorando se misturado com leite ou em um smoothie.

Tradução feita pela Estagiário 449 Igor Pereira - 2º semestre/2017









Clube449


Newsletter

Cadastre-se e receba e-mails com dicas e informações.

 
 

Contatos

(61) 3363-7449
(61) 98535-7449 (whatsapp)
clinica449 (skype)
contato@clinica449.com.br

Centro Clínico Sudoeste
Sala 219 - Brasília/DF

Busca

Encontre o que você precisa em todo o nosso site.