Tecla SAP


Cereja Azeda: um superalimento para o endurance?



Matéria publicada no site www.running.competitor.com em 2 de janeiro de 2017.

Tart Cherries: An Endurance Superfood?
By Matt Fitzgerald

Aperte o SAP!  ;)

Cereja Azeda: um superalimento para o endurance?

Estudos mostram que o suco dessas frutinhas podem ser poderosos aliados na recuperação.

Quando se pensa em nutrição esportiva, é comum relacionar a bebidas esportivas, barrinhas de energia e suplementos alimentares. Esses produtos têm seus lugares na nutrição esportiva, embora a real base da nutrição esportiva seja a alimentação (ou pelo menos deveria ser). Frutas, vegetais e outras comidas naturais podem abastecer o corpo e facilitar a recuperação tão bem quanto essas comidas proporcionadas pela indústria, e fazendo uma melhor nutrição. Isso sempre foi verdade, mas só recentemente a ciência conseguiu provar este fato.

Nos últimos 15 anos fui consultor de companhias esportivas. Junto com essas empresas, realizei estudos que demonstravam a efetividade de seus produtos. A maioria deu bons resultados, embora eu quisesse saber se a comida de verdade também daria certo.

Parece que eu não fui a única pessoa a me questionar isso. Com o passar dos anos, diversos cientistas testaram o efeito das comidas naturais em endurance, tanto em performance, quanto em recuperação. Devido ao número de estudos, começaram a surgir listas de “superalimentos de endurance”. Você deve ter ouvido falar que consumir suco de beterraba antes dos exercícios melhora a performance de ciclistas ,corredores e remadores. Outro estudo que você deve ter ouvido falar foi aquele do consumo de leite desnatado com achocolatado no pós-treino e seus efeitos positivos na recuperação.

Um superalimento ainda pouco conhecido é a cereja azeda. A ideia dos cientistas em testar os efeitos desta cereja nos atletas de endurance veio devido ao alto potencial anti-inflamatório deste alimento. Controlar a inflamação do músculo causada pelo treino é um importante fator na recuperação. Agora é importante analisar o motivo das cerejas fazerem a diferença.

O suco de cereja tem maior propriedade anti-inflamatória do que a cereja em si. Os estudos realizados nos últimos 5 anos apontam que o consumo regular do suco de cereja acelera a recuperação pós exercício, melhora capacidade de treinamento e a performance em competições por reduzir a dor muscular.

A melhor maneira de acelerar a recuperação do músculo pós exercício é minimizar seu dano durante exercício. E uma das melhores maneiras de previnir seu dano durante é consumindo os nutrientes certos antes do exercício. Suco de cereja azeda faz isso. Isso foi demonstrado num estudo de 2010 publicado no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports. Vinte corredores amadores consumiram ou o suco de cereja azeda ou placebo durante 5 dias antes de correrem uma maratona, novamente no dia da corrida e até dois dias após a corrida. Os corredores sortudos que consumiram o suco de cereja, apresentaram menor dano muscular logo após a maratona. Mostraram também menores níveis de inflamação e recuperaram seus músculos e força significativamente mais rápido.

Na prática, recuperar rápido após uma maratona não é tão importante. Você precisa descansar de qualquer forma e gradualmente voltar aos treinos. Mas diminuir os danos durante a prova está diretamente relacionado ao ganho de performance. Tomar suco de cereja azeda durante vários dias faz você chegar mais rápido até a linha de chegada e ainda torna mais confortável o seu acordar no dia seguinte após a prova.

Em períodos de treinos intensos esse suco também pode trazer várias vantagens. Num estudo de 2014, dezesseis ciclistas treinados foram separados em dois grupos. Um grupo consumiu o suco de cereja azeda concentrado por sete dias e o outro grupo tomou o placebo. Os dois grupos treinaram normalmente durante os primeiros quatro dias de intervenção, depois completaram um teste árduo de 69 minutos em alta intensidade em cada um dos últimos três dias. Depois do último teste, os atletas que consumiram o suco de cereja concentrado apresentaram redução significativa do dano muscular e da inflamação quando comparado a seus colegas.

Esses resultados mostram que o consumo regular de suco de cereja ajuda o corpo a tolerar treinamentos intensos. Isso é importante, pois não é simplesmente fazer treinos duros que garante benefícios ao seu organismo. Seu corpo precisa ter os meios para absorver o estresse do treino e transformar isso em adaptações fisiológicas que melhorem a performance. Tomar esse suco diariamente pode ser uma caminho para ajudar nessas adaptações.

Não existe um único alimento que você deva consumir para melhorar seu condicionamento e sua performance. Mas a cereja azeda e seu suco oferecem benefícios que nenhum outro alimento oferece. Portanto eles merecem ser chamados de “super alimentos para endurance”.

Tradução feita pelo Estagiário Lúcio Zago (2º semestre/2017)

 









Clube449


Newsletter

Cadastre-se e receba e-mails com dicas e informações.

 
 

Contatos

(61) 3363-7449
(61) 98535-7449 (whatsapp)
clinica449 (skype)
contato@clinica449.com.br

Centro Clínico Sudoeste
Sala 219 - Brasília/DF

Busca

Encontre o que você precisa em todo o nosso site.