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Os benefícios dos ovos para os ciclistas



Matéria publicada no site www.bikeradar.com em 13 de agosto de 2016.
The benefits of eggs for cyclists?
by Chris Fenn

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Os benefícios dos ovos para os ciclistas
O melhor e mais conveniente lanche prático rico em proteína

É comum pensarmos que os ovos são fontes de proteína de boa qualidae - e como são! Um ovo de galinha fornece 6g de proteína de boa qualidade. Essa proteína se concentra na clara, enquanto que a gema é rica em colesterol, gorduras e vitamina E.

Qualquer criança na escola sabe que proteína é útil para crescer. Entretanto, não é por que o nosso pé parou de aumentar que paramos de crescer. Nova pele, cabelo e unhas estão sempre sendo feitas e levam proteínas para a construção. Células corporais estão constantemente sendo destruídas e reconstruídas.

O exercício físico estimula o processo de degradação e síntese de novas células, e o resultado final nesse balanço pode ser o de perda de proteína.

QUANTO DE PROTEÍNA VOCÊ PRECISA?
A maioria das mulheres ativas necessitam por volta de 66-80g de proteína por dia, enquanto que os homens precisam de 84-98g de proteína. Quatro ovos, dois pedaços de frango e 1 copo de leite já fornecem quase 60g de proteína. Logo não é uma quantidade difícil de conseguir.

Mas não é de proteína em si que o corpo precisa, mas sim dos aminoácidos, que constroem as proteínas. Há 20 diferentes aminoácidos, que fazem múltiplas combinações diferentes para formar diversas proteínas. Todos os 20 tipos devem estar presentes para formar a proteína, se um faltar, não se forma a proteína. É como querer fazer 100 bicicletas somente com 80 catracas, não há como terminar o trabalho. 12 aminoácidos o próprio corpo produz, mas 8 precisam vir dos alimentos, como os ovos, que contem todos esses aminoácidos essenciais.

Os ovos possuem um alto valor de saciedade, logo um simples ovo é uma comida natural bastante conveniente. Entretanto, se você for para um ciclismo longo, é importante você ingerir uma quantidade suficiente de carboidrato de qualidade antes de começar e levar sachês de carboidratos durante o percurso, que serão apenas complementos.

Mas sintomas comuns da ingestão de carboidratos de alto índice glicêmico podem ser dor de cabeça leve e hipoglicemia. A melhor solução seria associar esse consumo à proteína, e não limitar o consumo de carboidratos. Isso ocorre por tornar mais lenta a digestão e, com isso, há substrato suficiente por mais tempo, o que ajuda a prevenir a hipoglicemia. Logo, alguns ovos antes de um café da manhã rico em carboidrato anterior a um ciclismo longo aparece como boa opção.

A QUESTÃO DO COLESTEROL
O problema de consumir ovos é que eles são uma das maiores fontes de colesterol e as pessoas vão dizer que as chances de ter um ataque cardíaco são maiores do que você cair da sua bicicleta! Mas não tenha medo. Para a maioria dos ciclistas saudáveis, as comidas com muito colesterol são uma causa minoritaria para aumento do colesterol no sangue, enquanto que as gorduras saturadas e hidrogenadas são os reais inimigos. Eles são 6x mais propensos a aumentar seus níveis de colesterol sanguíneo do que consumir o próprio colesterol.

Entretanto, caso você tenha altas concentrações de colesterol no sangue, diabetes, ou tenha um histórico na família de doenças do coração, é importante restringir a ingestão de colesterol. A OMS recomenda até 300mg de ingestão de colesterol, vale lembrar que um ovo médio de galinha possui 200mg.

A qualidade nutricional do ovo é afetada pela qualidade nutricional da alimentação das galinhas. A pordução de ovos por galinhas confinadas é ilegal, entretanto, o novo termo para produção intensiva é “ovo de celeiro”. Se você está preocupado com o bem estar dos animais, esqueça, pois isso não acontece nesse tipo de produção! Esse sistema permite o alojamento de milhares de aves em uma sala, e cada galinha fica confinada a um espaço equivalente a um papael A4.

De acordo com a Soil Association (associação britânica de certificação de alimentos e agricultura orgânica), o sistêma orgânicos recomenda um rebanho com no máximo 500 aves e elas podem andar livremente pra fora do alojamento. Elas são alimentadas com dieta orânica e o uso de antibióticos como rotina é proibido.

A marca britânica do “leão” em alguns ovos, é uma medida de segurança alimentar, e não de bem estar do animal. A marca mostra simplesmente que as galinhas foram vacinadas contra Salmonella.
Então, para encontrar ovos orgânicos e garantir que os animais foram bem tratados, procure uma fazenda local, onde você possa ver as galinhas correndo livremente, ou consuma ovos orgânicos certificados. Eles terão melhor sabor e valor nutricional superior!

Tradução feita pelo Estagiário Lúcio Zago (2º semestre/2017)









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