2017 | 26 de julho
> Perda de peso e Crossfit: amigos ou inimigos?




Matéria publicada no site www.boxrox.com em 04 de Agosto de 2014.

Weight Loss and Crossfit: friends or foes?
by Jessica Johns-Green

Aperte o SAP! ;)

Perda de peso e Crossfit: amigos ou inimigos?


Você entrou no Crossfit para perder peso? Muita gente faz isso. E ao meu ver, o box de Crossfit é um ótimo lugar para mudar de vida – e geralmente é o que pessoas com sobrepeso precisam.

Mas isso também pode ser uma fonte de alienação, confusão e extremos, contribuindo para padrões de pensamentos errôneos que povoam a mente de muitos indivíduos com sobrepeso.

Além de ser um coach, eu também sou psicólogo especializado em trabalhar com pessoas que lutam contra a obesidade. O trabalho com meus clientes é focado nos padrões de pensamentos e comportamentos que levam à obesidade. Fazer com que o Crossfit trabalhe positivamente na perda de peso, requer uma abordagem diferenciada dos praticantes comuns ou atletas. Claro que eles podem se beneficiar, mas temos que deixar claro seu ponto de partida físico e psicológico.
Embora cada indivíduo seja único, existem alguns temas comuns que afetam a maioria das pessoas com sobrepeso. Ter consciência disso e de como eles podem se posicionar no box, de forma tranquila e leve ou desajeitadamente pode ser a chave para alcançar a perda de peso no Crossfit.

1. “Eu tentei todo tipo de dieta e nada funcionou para mim. ”
A procura pela “pena mágica”. A frase mais comum que ouço na primeira consulta é: “Eu tentei todo tipo de dieta e nada funcionou para mim. “ Talvez você já tenha ouvido também. Ou talvez você a tenha pronunciado. Isso me lembra de uma cena de “Dumbo” onde ele está convencido de que segurar uma pena mágica o faz voar. Mais tarde ele descobre que ele é quem comanda o voo, não a pena, e então vive feliz para sempre.

O que sabemos sobre perda de peso é similar ao que sabemos sobre todas as adaptações físicas ao exercício: elas acontecem por causa de uma infinidade de pequenas e consistentes mudanças ao longo do tempo.
Não existe “pena mágica”. Nenhuma solução rápida. E na verdade não existe nenhuma dieta ou exercício que “funcionem”. Vários novos praticantes veem o Crossfit como a mais nova solução milagrosa. Mas ser rodeado por atletas que têm um nível de desempenho invejável pode inspirar pessoas com sobrepeso ou pode alimentar o padrão de pensamento de que aquilo é o santo graal – a “pena mágica” que vai resolver todos seus problemas de peso.

A verdade é que ninguém, nem mesmo os ultra-mega condicionados com six-pakcs e que fazem muscle ups encontraram a solução mágica. Ao invés disso, muita disciplina, erros, planejamento, preparação e aprendizado pavimentaram o caminho. Esses mesmos princípios também são verdadeiros para qualquer pessoa que vai iniciar uma dieta – dentro ou fora do Crossfit. Se você está tentando perder peso ou é um coach dando apoio aos seus alunos, você vai querer lutar contra esse conceito de “pena mágica” no box. Para que o Crossfit funcione para a perda de peso, nós temos que nos proteger contra a procura de soluções a curto prazo. Perder peso para um feriado ou para um casamento estão condenados ao fracasso a longo prazo. Em parte, porque as estratégias provavelmente incluirão mudanças drásticas e insustentáveis na alimentação e no exercício que levarão o indivíduo em dieta à fome, dor e possivelmente a alguma lesão. Em seguida pode desencadear compulsão, desistência e fracasso da dieta. No box, essas pessoas comparecerão religiosamente para os treinos até que desaparecerão de repente. Ao invés disso deve-se estimular pequenas mudanças e a construção gradual de habilidades e de força, por um longo período de tempo. Cada passo é útil, mesmo que não vejamos os resultados imediatamente.

2. Falta de conhecimento nutricional e hábitos alimentares desordenados
O que comemos, quanto e quando são muito mais funções da nossa mente do que das nossas papilas gustativas e estômago. O que leva à obesidade são escolhas ruins feitas consistentemente com relação à alimentação e atividade física. E muitas vezes são alimentadas por outras coisas que não fome. Emoções, padrões habituais, expectativas dos outros e falta de autoconfiança desempenham papel importante nos nossos impulsos relacionados à comida. Aqueles que estão lutando contra a obesidade têm a tarefa de eliminar pensamentos confusos e errôneos com relação à alimentação, o que inclui desenvolver um grande entendimento da nutrição e de suas próprias suposições que levam a comer demais e a escolhas alimentares ruins. A dificuldade no box pode ser que os hábitos alimentares dos atletas avançados e dos indivíduos com sobrepeso são mundos completamente diferentes. Mas muito mais que isso, crenças sobre alimentos são também muito diferentes.

Isso pode levar ao desencorajamento do praticante com sobrepeso, fazendo com que ele acredite que a mudança deve ser muito grande ou que ele é um fracasso à não ser que seja 100% paleo, pesando cada porção de alimento na balança. E é importante ter cuidado com pensamentos errados sobre nutrição, tais como: “ Eu mereço comer isso porque eu ‘malhei’ pesado! ” ou “ Eu estou de dieta / eu estou fora da dieta. “ ou “Eu tenho que comer tal coisa porque todo mundo está comendo. “ Como coach, você deve perceber aquele aluno que não aceita que o papel da nutrição é vital para o seu progresso, ou aquele indivíduo que vê um WOD como desconto para as indulgências do fim de semana. Lute contra isso de forma consistente, focando na saúde geral apoiada por um estilo de vida, seja sábado à noite no barzinho ou segunda de manhã no box.

3. Problemas de autoimagem
Problemas de imagem corporal são esperados, mas existe um problema ainda maior de autoimagem – crenças negativas mais abrangentes que sustentam tudo. Onde o indivíduo sente-se como um completo fracasso, sente vergonha por sentir preguiça e sente-se estúpido por não ser bom o suficiente. E é inspirador ver em fóruns de Crossfit e em revistas online sobre imagem corporal negativa. Enquanto vários conseguiram contornar seus problemas de autoimagem aceitando suas falhas e encontrando felicidade na performance, em vez de na aparência, isso ainda é uma enorme evolução mental para aqueles com sobrepeso. Apesar disso eles podem conseguir com a ajuda e encorajamento do box ao longo do caminho. Mas por outro lado, esses indivíduos podem se sentir inseguros ao compararem seus físicos com os que estão ao seu redor.

Como coach, você pode pensar que é admirável que o praticante mais pesado e menos condicionado esteja lutando por 5 minutos a mais, após todos os musculosos sem camisa terem terminado. Mas essa pessoa pode se sentir intensamente envergonhada e constrangida. E se você é essa pessoa, você pode pensar em evoluir mantendo a consistência, parabenizando-se por pequenas conquistas e lembrando que todo mundo teve que começar de algum lugar. Como coach, reforce essas ideias e seja sensível sobre como as pessoas se sentem por serem mais pesadas ou por terminarem em último.

4. Relacionamentos e perda de peso
Nenhuma mudança acontece no vácuo. Pessoas que querem perder peso terão que encontrar redes de apoio, aprender como comunicar suas necessidades para aqueles que estão a sua volta e devem se tornar mais assertivos ao longo do caminho. Ao trabalhar com pessoas que têm sobrepeso, fico quase sempre impressionado sobre como as escolhas alimentares pouco nutritivas são focadas no que o indivíduo quer e não no que ele precisa. E embora existam fatores físicos, biológicos e genéticos que afetam o ganho de peso, estes por si só não determinam se alguém vai sofrer com obesidade.

O ambiente tem um papel vital a desempenhar. E quando as pessoas não conseguem o que precisam deste ambiente em termos de apoio, segurança, amor, elas vão procurar em algo que as façam sentir pelo menos um pouco melhor, mesmo que isso contribua para o problema. Quando avaliamos o comportamento alimentar cuidadosamente, geralmente descobrimos que a comida tem um papel bem maior do que apenas fornecer nutrientes e afastar a fome. Ela se torna um conforto, um amigo, uma forma de expressar raiva e decepção, uma zona de segurança, uma bomba de bons sentimentos entre um mundo de pensamentos negativos.

Se você está numa jornada de perda de peso, ou você é o coach de alguém que quer perder peso, é preciso entender que a comida precisa começar a preencher seu papel natural, então outras estratégias deverão ser desenvolvidas para proporcionar o conforto e a segurança que a comida trazia no passado. Isso muitas vezes se traduz em melhorar as habilidades de comunicação, assumir riscos ao se pedir o que se necessita, e estar disposto a enfrentar conflitos. A comunidade do Crossfit pode ser o lugar ideal para se começar, ou pode ser uma barreira aterrorizante. Como alguém que quer perder peso, você pode se sentir desmotivado pelas medidas de performance, comparações e competição que são essenciais no Crossfit.

Você pode querer se esconder, ou pode achar que as sugestões e críticas do seu coach são muito pesadas. Você pode resistir a pedir ajuda técnica por vergonha do seu desempenho. Mas se você controlar sua ansiedade e enfrentar esses aspectos do Crossfit, eles podem se tornar sua maior força – ser capaz de acompanhar de forma honesta seu progresso, pedir ajuda adequada e não ficar envergonhado diante de eventuais falhas ou decepções. Como coach, esteja ciente de que mais está acontecendo nos bastidores, e que as críticas honestas devem ser equilibradas com calor humano para manter essa pessoa engajada.

5. Escalada inadequada
O último ponto é mais direcionado aos coachs, mas também aos crossfiters que acham que sempre mais é melhor no WOD. A escalada é a chave do sucesso. Pode ser surpreendente o quão não condicionado alguém com sobrepeso pode ser, e que o WOD deve ser desafiador e não destruir essa pessoa. Certifique-se de escalar, evoluir gradualmente, escale não apenas para manter um WOD seguro, mas também para que esses indivíduos possam experimentar o sucesso pelo menos uma vez a cada treino no box.
Falhar, se sentir dolorido e incapaz de completar o WOD regularmente pode destruir até a moral do atleta mais robusto. Em vez disso, inicie esses praticantes lentamente, enfatizando o valor da evolução e parabenize cada conquista.

Em resumo, eu diria que o Crossfit é um pouco mais desafiador para o indivíduo com sobrepeso, embora possa ser o empurrão para resolver o problema. E apesar de existirem questões específicas para manter estes indivíduos engajados e usando o Crossfit para a perda de peso, isso pode funcionar, caso exista sensibilidade e empatia.

>>>>>>><<<<<<<

TECLA SAP é uma Atividade de Estágio em que os estagiários traduzem uma reportagem sob a supervisão do nutricionista.


O objetivo é que os estagiários tenham contato com assuntos em inglês da área de nutrição esportiva numa linguagem direcionada ao público em geral.

Desde 2011 a 449 é Ponto de Estágio Curricular para os alunos do 8º Semestre do Curso de Nutrição da Universidade de Brasília.

--------------------

Verde ou Laranja?

Leite ou Café?

Quente ou Frio?

Você escolhe o modelo e o que vai colocar dentro!

Canecas CLNK 449
Coleção "Todo mundo precisa de um empurrãozinho"




R$ 37,00 a unidade


Encomende por e-mail (contato@clinica449.com.br) ou
pelo whatsapp (61-98535-7449)


--------------------

No último Sábado participamos do Aulão do Dia do Amigo
na Academia Runway no Sudoeste.
 


Foram sorteados 3 Kits 449!



Foi uma manhã divertida e de muita malhação!



Alunos Runway têm desconto na 449,
e clientes 449 na Runway

--------------------

 

Felipe atende na 449 às Quintas-feiras
(8:00 às 12:00 e 14:00 às 21:00)


---------------------

Atividade Física + 449 = \o/\o/\o/\o/




Ir para a lista


Contatos

(61) 3363-7449
(61) 98535-7449 (whatsapp)
contato@clinica449.com.br

CLSW 304 Bloco B Sala 103 - Sudoeste Brasília - DF | CEP: 70673-632

Busca

Encontre o que você precisa em todo o nosso site.