2017 | 28 de junho
> Você deve beber aquela cerveja depois da corrida?



Matéria publicada no site www.runnersworld.com em 30 de Setembro de 2016.

Should You Drink That Postrun Beer? New Research Weighs in.
By Liz Applegate

Aperte o SAP! ;)

Você deve beber aquela cerveja depois da corrida?

Nova pesquisa diz que sim!

O exercício físico regular tem um efeito surpreendente sobre o consumo de álcool.

Corredores amam beber uma cerveja após o treino. Tanto é que, por vezes, eles vão beber durante a própria corrida, tentando participar da notória corrida da cerveja. A mistura do álcool com o exercício tende a ser um mau negócio. Muitas vezes, os corredores reduzem ou abstêm-se de beber ao treinar para uma corrida importante. Mas, consumir uma (ou duas) cervejas depois de um treino longo é realmente tão ruim?

Um estudo recente publicado pelo “British Journal of Sports Medicine” diz que talvez não. Pesquisadores da Universidade de Sydney analisaram dados de um inquérito de saúde no Reino Unido para examinar os efeitos que o álcool e atividade física tiveram sobre o risco de morte relacionada ao câncer e doenças cardiovasculares.

Os participantes foram divididos em grupos com base em seu consumo de álcool semanal: não bebedores, bebedores ocasionais (não bebeu na semana anterior), dentro das diretrizes de consumo semanais (menor que 8 bebidas para mulheres e menor que 12 bebidas para homens), consumo de risco (maior que 8 bebidas para mulheres e maior que 12 bebidas para homens), e consumo nocivo (mais que 20 bebidas para mulheres e mais que 28 para homens).

Os pesquisadores descobriram que havia uma associação direta entre ex etilistas e etilistas em nível prejudicial quando se tratava de risco de morte, em comparação com pessoas que não bebiam. Descobriram também que o risco de morte por câncer aumentou à medida que o consumo semanal de álcool aumentou. Por outro lado, eles descobriram que o consumo ocasional foi protetor contra morte por qualquer causa, e contra doenças cardiovasculares.

OK, mas o que acontece com os atletas? Nos sujeitos do estudo havia uma ligação direta entre o consumo de álcool e de morte por qualquer causa. Mas todos os participantes que bebiam (exceto aqueles que bebiam em níveis prejudiciais) e que cumpriram ou ultrapassaram a recomendação de atividade física semanal de 150 minutos em intensidade moderada a vigorosa, tiveram o risco de morte por câncer ou outras causas reduzido. Os investigadores sugeriram que a prática de atividade física pode reduzir os efeitos negativos do álcool.

BEBA COM RESPONSABILIDADE
Atenha-se a quantidade: Uma bebida é o equivalente a uma cerveja que contém 350ml, ou 150ml de vinho, ou, 45ml de bebidas alcoólicas destiladas. Caso haja o consumo, recomenda-se que as mulheres consumam até uma dose por dia, e os homens até duas.

Beba ocasionalmente: Este estudo constatou que os bebedores ocasionais tinham menor risco de morte por qualquer causa ou por doenças cardiovasculares. Opte por bebida alcoólica durante eventos especiais, e faça de chás de ervas ou água com gás sua bebida rotineira.

Movimente-se: Sua atividade física regular pode ajudar a compensar o excesso de consumo ocasional de álcool. Planeje a prática de um treino longo antes de alguma festa que irá beber (mas certifique-se de se hidratar!).

Hidrate-se e reabasteça: Antes de consumir a bebida após o treinamento, é importante consumir alguma fonte de proteína (até 30 minutos pós treino) e hidratar-se com água. Procure consumir, por exemplo, uma banana com pasta de amendoim e um copo com água antes de ingerir sua bebida alcoólica preferida.

Tradução feita pela Estagiária Mayra Bespalhok
(2º semestre/2016)


NOTA DA 449: se você não bebe, não precisa começar a beber à procura de algum benefício exposto no texto. E se você bebe, como é dito em todo texto, consuma com moderação.

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O objetivo é que os estagiários tenham contato com assuntos em inglês da área de nutrição esportiva numa linguagem direcionada ao público em geral.

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