2016 | 14 de outubro
> Por que algumas crianças têm o colesterol elevado?



14523140_1598313783805508_7502050509357283990_n.jpg

Colesterol elevado. Esse era um problema encontrado em adultos ou pessoas mais idosas. Era, porque atualmente está cada vez mais comum encontrar crianças que apresentam colesterol elevado. Mas o que leva um organismo tão jovem a apresentar esse problema?

A elevação do colesterol está muito relacionada à alimentação inadequada, com consumo de alimentos refinados (pão e farinhas brancas), fast food (hambúrguer, frituras) e alimentos industrializados, que apresentam gorduras de qualidade baixa, como as gorduras trans, excesso de açúcar e baixa quantidade de nutrientes importantes para a saúde. Outro fator desencadeador é o sedentarismo, a falta do brincar se movimentando, correndo ou a ausência de outra atividade física.

Os pais e cuidadores devem ficar atentos, pois o colesterol elevado nem sempre está atrelado a um excesso de peso. A criança pode aparentar estar com o peso adequado para a idade, mas possuir colesterol elevado e, muitas vezes, a causa dessa elevação tem grande influência genética.

É necessário tratar o colesterol elevado, pois ele está associado às doenças cardiovasculares, principal causa de morte em todo o mundo, tais como infarto e acidente vascular cerebral (derrame).

O tratamento consiste em adequação da alimentação, trocando o consumo dos industrializados pela comida de verdade, aumentando o consumo de frutas e vegetais, pois além de conterem nutrientes importantes para a produção correta de colesterol também possuem fibras que dificultam a absorção de gordura da alimentação. Realizar alguma atividade física também auxilia na melhora do perfil lipídico.

--------------------




Por que você deveria consumir o açaí?

O açaí é rico em ômega 9, antocianinas, vitamina C, flavonoides,fibras eantioxidantes , portanto pode auxiliar reduzir colesterol, melhorar ofuncionamento do intestino e fortalecer o sistema imune, dentre outrosbenefícios.

Maaaas para ter acesso a todos esses nutrientes você deve consumir o açaí enão o xarope de guaraná com açaí. Não se engane ao comer açaí nas lojas equiosques, você provavelmente está consumindo um produto rico em açúcar. Fique atento à qualidade do açaí que está consumindo.

Como escolher um bom açaí?

1. Escolha a polpa natural.Fique atento às informações nutricionais do produto, opte por aquelas que temnos ingredientes apenas polpa de açaí e evite as que são adicionadas deoutros produtos. Procure as mais concentradas, pois muitas tem água adicionada. Geralmente as polpas têm uma classificação: açaí popular, açaí médio e açaí especial. Geralmente o açaí especial é o mais concentrado e o popular menos.

2. Preste atenção na cor do produto o açaí possui a antocianina, um potente corante natural, portanto, precisa teraspecto de vinho escuro, caso esteja em um tom de roxo mais claro, pode tersido misturado com outra substância.

3. Olhe a data de validade e a embalagem o açaí tem validade de dois anos e não custa nada conferir se o produto estádentro do prazo.

4. Cuide a temperatura de armazenamento.É importante que a polpa esteja congelada inclusive em casa, paradescongelar deixe na geladeira, até consumir.

Como consumir o açaí?

Bata o açaí com alguma fruta para dar cremosidade e adoçar, como por exemplo a banana.

------------------------

DUAS Nutris e UM Chef de Cozinha numa
Oficina de Alimentação direcionada às Gestantes!
Não perca!




  A ACOLHER e a Nutri Patrícia Martins atendem na 449!

Visite os sites e conheça o trabalho delas.

www.acolhernutricao.com
www.equipebemestar.com.br


------------------------

Hoje tivemos uma tarde de Apresentação de Artigos pelos estagiários!

Mayra Bespalhok >> Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde - Revista Brasileira de Medicina do Esporte (2009)

Richard Cippollini >> Position of the Academy of Nutrition and Dietics, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance - Journal of the Academy of Nutrition and Dietetic (2016)

É importante que tenhamos Diretrizes de Colegiados de Nutrição/Esporte que orientem nosso trabalho. A proposta dessa atividade foi para que eles tivessem contato com Diretrizes de anos e Colegiados diferentes.

Discutimos as diferenças e vimos que cada Diretriz tem seus pontos positivos que podemos aplicar na prática.

 
Da esquerda pra direita: Nutri Fernando Carvalho, Estagiária Mayra Bespalhok,
Nutri Karen Moreno e Estagiário Richard Cippollini 


Ir para a lista


Contatos

(61) 3363-7449
(61) 98535-7449 (whatsapp)
contato@clinica449.com.br

CLSW 304 Bloco B Sala 103 - Sudoeste Brasília - DF | CEP: 70673-632

Busca

Encontre o que você precisa em todo o nosso site.