2016 | 17 de agosto
> Uma dieta rica em gordura é o melhor para atletas de endurance?





Texto publicado no site www.active.com em 2015.

Is a High Fat Diet the Best for Endurance Athletes?
By Gale Bernhardt

Aperte o SAP! ;-)

Uma dieta rica em gordura é o melhor para atletas de endurance?


Nos últimos anos vêm ocorrendo rumores sobre atletas que seguem uma dieta com alto teor de gordura. Grande parte do sucesso de sua evidência foi informal - até agora.

Dr. Jeff Volek, professor no Departamento de Ciências Humanas da Ohio State University e nutricionista, está atualmente finalizando seu estudo sobre a correlação de uma dieta com alto teor de gordura e o desempenho atlético. Ele liberou algumas informações de seu estudo que compara dois grupos uniformes de homens corredores de elite para longa distância.

O primeiro conjunto de 10 corredores seguiu uma dieta tradicional com alto teor de carboidrato, sendo 60% das calorias provenientes de carboidratos, 25% de gordura e 15% de proteína. O segundo conjunto de corredores seguiu uma dieta de baixo carboidrato, em que apenas 10 a 12% das calorias eram de carboidratos, a maior parte, os 70% eram de gordura e menos de 20% das calorias eram provenientes da proteína.

Volek ainda não divulgou o painel de sangue completo e a análise de urina, mas os resultados que estão atualmente disponíveis são bastante interessantes.

>>> Oxidação de gordura Vs. Intensidade do exercício

Um dos maiores resultados do estudo de Volek mostrou que os atletas adaptados a dietas com alto teor de gordura queimaram mais gordura em um ritmo mais elevado do que o grupo com uma dieta tradicional de carboidratos. Para atletas de endurance, isso significa que eles podem apresentar uma necessidade significativamente menor de suplementar carboidrato durante o treinamento e corrida, porque mais gordura será utilizada como combustível.

O grupo com dieta elevada em carboidratos teve uma oxidação máxima de gordura a um ritmo equivalente a cerca de 50% do VO2max. Este foi o ritmo mais rápido que os atletas puderam chegar enquanto queimavam um alto percentual de gordura como combustível. A oxidação das gorduras ocorreu em torno de 0,5 gramas por minuto.

O grupo com dieta elevada em gordura oxidou gordura acima de 1.2 gramas por minuto - mais que o dobro quando comparado ao grupo da dieta elevada em carboidratos. Não foi apenas a quantidade de oxidação de gordura mais elevada, o grupo com dieta elevada em gordura foi capaz de correr rápido com uma utilização maior de gordura como combustível. Este grupo teve uma oxidação de gordura máxima em um ritmo mais perto de 70% do VO2 max.

As evidências informais fora deste estudo relataram que corredores de longa distância altamente treinados adaptados à dieta elevada em gordura completaram corridas de 100 milhas em 15 a 25 horas usando apenas 1.300 a 2.000 calorias durante a corrida. Em média esses atletas estão completando atividades de 20 horas com cerca de 100 calorias por hora.

>>> Teste de corrida submáximo

Volek também descobriu que durante uma corrida de 3 horas em esteira a ritmo constante de 65% do VO2 max, os atletas adaptados a um alto teor de gordura queimaram significativamente mais gordura do que os atletas com uma dieta elevada em carboidratos.

Resultados preliminares do estudo mostram que se o ritmo é de 65% do VO2 máximo, e se o corredor consome uma dieta típica elevada em carboidratos, cerca de 40% do combustível é proveniente de carboidratos e 60% de gordura.

Se um corredor com alta ingestão de carboidratos está a um ritmo que queima 500 calorias por hora, ele ou ela está queimando cerca de 200 calorias por hora de carboidratos e 300 calorias de gordura durante o exercício.

Comparativamente, se um corredor adaptado à dieta com alto teor de gordura queima 500 calorias por hora, o estudo de Volek afirma que ele ou ela irá usar apenas 10% de carboidratos e 90% de gordura para se abastecer durante o período. Na dieta rica em gordura, o corredor queima cerca de 50 calorias por hora de carboidratos e 450 calorias de gordura.

Nosso corredor com uma dieta elevada em carboidratos queima carboidratos a uma taxa de 200 calorias por hora e nosso corredor adaptado a uma dieta elevada em gordura queima somente 50 calorias por hora provenientes do carboidrato. Esta é uma grande diferença.

Devido ao fato de nós armazenamos apenas 1.300 a 2.000 calorias de glicogênio e as reservas de gordura são bem maiores que 50.000 calorias para a maioria das pessoas, os resultados preliminares de Volek mostraram que a utilização de gordura para abastecer o exercício é benéfica para o atleta de endurance.

>>> O que não sabemos

Embora o estudo de Volek não tenha sido totalmente liberado, suas conclusões levantaram algumas questões.

Por exemplo, mulheres adaptadas a dietas elevadas em gordura queimam mais, menos ou a mesma quantidade de gordura durante o exercício que os homens?

Como funciona esta alimentação para os atletas que precisam sprintar ou dar de tiros intermitentes de esforço elevado como corredores de rua, mountain bikers ou triatletas com provas em vácuo liberado?

Fique atento à medida que aprendemos mais sobre mudanças constantes nos paradigmas de uma nutrição ideal para atletas. Baseado nesta pesquisa, você poderá em breve estar comendo de forma diferente para abastecer o seu corpo.

-----------------------------------------------

TECLA SAP é uma Atividade de Estágio em que os estagiários traduzem uma reportagem sob a supervisão do nutricionista.

O objetivo é que os estagiários tenham contato com assuntos em inglês da área de nutrição esportiva numa linguagem direcionada ao público em geral.

Desde 2011 a 449 é Ponto de Estágio Curricular para os alunos do 8º Semestre do Curso de Nutrição da Universidade de Brasília

Estagiárias do 1º Semestre 2016: Gabriela Sousa e Rosana Lima



Ir para a lista


Contatos

(61) 3363-7449
(61) 98535-7449 (whatsapp)
contato@clinica449.com.br

CLSW 304 Bloco B Sala 103 - Sudoeste Brasília - DF | CEP: 70673-632

Busca

Encontre o que você precisa em todo o nosso site.