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2017 | 28 de setembro
> 7 dicas para evitar ficar doente antes de competições



Matéria publicada no site www.boxrox.com em Fevereiro de 2017.

7 Nutrition Tips to Help Avoid Illness Before The CrossFit Open
by Jack Braniff

Aperte o SAP! ;)

7 dicas nutricionais para evitar ficar doente antes de competições


A última coisa que você quer quando o CrossFit Open (ou uma competição) chega é não estar bem. Use estas 7 dicas para permanecer na melhor forma e evitar doenças durante este período importante.

É vital evitar doenças no treinamento pré Open (competição), não há nada pior que ficar doente antes da competição. E é nesta época do ano que os atletas ficam mais suscetíveis a contrair estas doenças invernais: Infecções do trato respiratório superior (ITRS) e infecções virais são particularmente problemáticas durante as manhãs frias e úmidas (ou secas, como é o caso de Brasília!!) e quando a intensidade do exercício é elevada como no Crossfit.
Embora o exercício seja uma ferramenta poderosa para reduzir a probabilidade de infecção, a intensidade do exercício também pode aumentar a incidência de ITRS, especialmente pós WOD quando você está mais imunossuprimido.

Mas por quê? Por que os atletas são mais suscetíveis?

1. Aumento da exposição a agentes patogênicos - respiração pesada, feridas (mãos!) e grandes grupos de pessoas reunidas podem desempenhar um papel importante em taxas mais elevadas de infecção.

2. Aumento do estresse - Sim, eu sei que CrossFit é divertido, mas também é fisicamente estressante. Estresse ambiental, o sono pobre e dieta inadequada também desempenham um papel no aumento dos níveis de estresse.

3. Subnutrição - Não comer o suficiente pode facilmente levar à imunodepressão e ao risco de ITRS.

Mas como a nutrição pode ajudar a evitar doenças?

1. Ingestão de carboidratos - A glicose circulante no plasma ajuda a reduzir os hormônios do estresse como o cortisol, que pode inibir a função imunológica. Os atletas devem estar especialmente atentos ao treinar em condições de baixo glicogênio. Importante razão para não temer carboidratos!

2. Proteína - A deficiência em proteínas pode afetar a replicação de proteínas que ajudam na defesa imunológica (Imunoglobulinas, citocinas). Portanto, certifique-se de ter o consumo adequado de proteína ao longo do dia (2g/kg/dia) e consuma proteínas completas quando possível.

3. Óleo de peixe e ômega 3 - Ômega 3 tem demonstrado ter propriedades anti-inflamatórias, apesar de que maiores quantidades não necessariamente significam melhores resultados. Então tome seu óleo de peixe.

4. Deficiências de micronutrientes - Mesmo que o exercício aumentado possa exigir necessidades adicionais de micronutrientes (ferro, zinco, magnésio), tente estar dentro das recomendações da RDA. Mais não é sempre o melhor, então sempre leia o rótulo!

5. Vitamina D - Existem boas evidências que mostram como a vitamina D pode ajudar a prevenir infecções respiratórias. Durante os meses de inverno, quando a vitamina D é cronicamente baixa (especialmente no Reino Unido!), a suplementação é importante para ajudar a atingir quantidades adequadas. Há também uma relação com adequada ingestão de vitamina D e o IgA salivar, que é a primeira linha de defesa contra infecções.

6. Fluido - A desidratação pode levar à secreção do hormônio do estresse (cortisol) induzindo a potenciais infecções. Taxas adequadas de fluxo de saliva também mantêm Iga, por isso beba água, mesmo que você não esteja com sede.

7. Probióticos podem reduzir ITRS, no entanto, o atleta deve considerar a quantidade, qualidade e armazenamento. Mais não é necessariamente melhor.

Existe mais alguma coisa que você deva fazer para ajudar a reduzir as chances de infecção?

1. Minimize o contato entre a mão e a boca e melhore a higiene. Lave as mãos!

2. Apoio médico – vacinação

3. Evite perda de peso rápida

4. Reduza o estresse e procure melhorar o sono

5. Pare ou reduza o treinamento quando você estiver se sentindo desgastado, seja esperto sobre sua recuperação.

Tradução feita pela Estagiária 449 Lua Leite (1º semestre/2017)

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TECLA SAP é uma Atividade de Estágio em que os estagiários traduzem uma reportagem sob a supervisão do nutricionista.

O objetivo é que os estagiários tenham contato com assuntos em inglês da área de nutrição esportiva numa linguagem direcionada ao público em geral.

Desde 2011 a 449 é Ponto de Estágio Curricular para os alunos do 8º Semestre do Curso de Nutrição da Universidade de Brasília.

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Participe da formação de um Nutricionista!

Desde 2011 somos Ponto de Estágio Curricular para os alunos do último semestre do Curso de Nutrição da Universidade de Brasília.
Desenvolvemos várias atividades na Clínica para que o estagiário vivencie a rotina de um Nutricionista. Uma dessas atividades é realizar consultas nutricionais.

Essas consultas não têm custo para o cliente atendido e serão acompanhadas por um Nutricionista 449.

Na consulta é realizada uma Avaliação da Composição Corporal (percentual de gordura) e é feita uma coleta de dados sobre a rotina e objetivos do cliente.

Após 7 dias será prescrito Plano Alimentar e Estratégias Nutricionais para Treinos e Competições sob supervisão do Nutricionista.

Após 30 dias será realizada outra consulta, também sem custo, para avaliar a Intervenção Nutricional.

As consultas serão realizadas no período vespertino (14 às 18h) nos dias 6, 13 e 20 de Outubro.

VAGAS LIMITADAS!

Se você é CORREDOR, participa de Corridas de Rua e nunca foi à 449 entre em contato pelo e-mail contato@clinica449.com.br e envie os senguintes dados para triagem:
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